Voltar ao Topo

Programa Volvo de Segurança no Trânsito completa 30 anos

  • De 13/04/2017
  • às 16:28
  • por Da Redacao

Programa da Volvo nasceu em 1987 com o objetivo de mudar o comportamento de uma sociedade acostumada aos acidentes de trânsito

940x529_fachada-memorial_2Criado com o objetivo de conscientizar a sociedade para a redução do número e da gravidade de acidentes nas estradas brasileira, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito chega aos 30 anos em 2017.

O programa nasceu em 1987 para marcar os 10 anos da Volvo no Brasil. Inicialmente chamado de Programa Volvo de Segurança nas Estradas, passou em 1989 a ser o Programa Volvo de Segurança no Trânsito. A iniciativa sempre levou como desafio tratar do tema de forma a mudar o comportamento de uma sociedade acostumada a conviver com altos índices de acidentes.

Volvo
1ª câmara técnica de debate
Enquanto no Brasil o tema começava a entrar na pauta, na Suécia essa é uma preocupação de longa data. “Em 1927, os fundadores do Grupo Volvo, já anunciavam a sua preocupação com a segurança ao afirmar que “veículos são feitos para transportar pessoas. Por isso, o princípio básico para todo o trabalho, do desenvolvimento à produção, deve ser sempre a segurança”, conta Carlos Ogliari, vice-presidente de RH e Assuntos Corporativos do Grupo Volvo América Latina.

O programa é a ação mais duradoura de mobilização da sociedade em benefício de um trânsito mais seguro já realizada em toda a história da indústria brasileira. “O programa surgiu em uma época que os acidentes eram considerados uma fatalidade, tragédias inevitáveis do trânsito de um país de terceiro mundo, que tinha causas mais urgentes com as quais se ocupar. Já naquela década, o PVST foi determinante para a mudança dessa visão ao mostrar que os acidentes devem ser tratados como ocorrências inaceitáveis”, destaca J. Pedro Corrêa, idealizador e hoje consultor do PVST.

Compartilhe
  • De 13/04/2017
  • às 16:28
  • por Da Redacao